A fé e o pobre diabo









Em Manaus há um número expressivo de igrejas, das mais conhecidas às nunca vistas antes. Há até igrejas flutuantes, às margens do rio Negro. Além das centenárias construções católicas, uma delas, a capela de Santo Antonio (ou do pobre diabo), chama a atenção de turistas e reserva espaço especial na fé do manauara. Propriedade particular, a capela é aberta ao público apenas nos dias 13, em homenagem ao dia do santo, em 13 de junho. Foi construída em estilo gótico, a pedido da mulher do comerciante Antonio José da Costa, que mandou colocar uma placa: “Ao pobre diabo”. A capela fica na avenida Borba, ao lado do Hospital Militar, no bairro Cachoeirinha, e é tombada pelo Patrimônio Histórico estadual.
A catedral metropolitana de Nossa Senhora da Conceição fica na região do porto, no centro de Manaus. Sua construção durou 19 anos, a contar da pedra fundamental, em 23 de julho de 1858. A inauguração só aconteceu em 15 de agosto de 1877. Dados oficiais são de que é a primeira grande obra arquitetônica de Manaus. Com sua face voltada para o rio Negro (embora hoje um emaranhado de prédios fique entre os dois), tem duas belas escadarias externas que foram uma lira. Suas linhas arquitetônicas são retas em estilo neoclássico. Tem seis sinos, obviamente vindos da Europa, nesse caso, a França. Fica aberta o dia todo, fechando apenas por umas duas horas após a missa do meio dia. Há outros horários de missa, em vários dias da semana.
Nas fotos, mostro a bela igreja de São José Operário e a de Nossa Senhora de Fátima. Há centenas de igrejas dos mais variados tamanhos. O problema é a visitação de suas áreas internas (e aí falo das católicas), que encontrei todas fechadas. A exceção que vi é a catedral e a de São Sebastião, que falei sobre ela no texto "Igreja e Largo de São Sebastião".

3 comentários:

Nah Garcelan disse...

Olá Maria! Fiquei feliz por saber que passou pelo meu blog! Fiquei encantada com suas fotos. Você é talentosa! Também fiquei feliz por conhecer um pouco mais esta cidade maravilhosa que é Manaus, meus irmãos se mudaram para lá em junho. É realmente uma bela cidade!

Bjs bjs

Cláudio Henrique disse...

Deus realmente inspira os seus filhos amados. Que lugares belos!

Maria Antonia disse...

Cláudio, Deus é tudo e nos dá tudo! Só precisamos saber olhar e preservar esse mundo que Ele nos deu.