TATACÁ


Que sou apaixonada pela Amazônia todos já sabem. Pois bem, domingo (26/9/10) fizemos - minha família, em Pederneiras - o Tacacá, um prato típico da região norte e muito consumido em Manaus. Ele tem como base o tucupi, um caldo fermentado a partir da mandioca brava. Obviamente a origem é indígena. O Tacacá é preparado, além do tucupi, com polvilho azedo, camarão seco e jambu, uma folhagem também muito conhecida no norte, que nós substituímos por chicória e alguns dentes de alho. Daí um pouco de pimenta e água (que serve para dissolver o polvilho e suavizar o sabor do tucupi), mais o sal. Depois, é deixar tudo ferver por pouco mais de meia hora. O prato é servido quente.
Há muitas variações desse prato, que pode ser entrada ou até o prato principal. O que experimentei em Manaus foi feito com frango e umas "coisinhas a mais". No que fizemos em casa, colocamos camarão fresco como ingrediente extra receita.
Olha, ficou uma delícia.
Ah! Como consegui o tucupi? A Márcia, uma amiga de Manaus, me trouxe quatro litros no ínicio de setembro, quando veio a Araraquara visitar a família. Me xingou muito pra trazer os frascos com tucupi, mas trouxe...

0 comentários: