Dia do Observador de Aves



Sempre gostei de observar as aves. Por onde passei vi muitas espécies, com cores e cantos lindos. Em Manaus, esse hobby ganhou força. Tenho visto pássaros que jamais vi e os tenho fotografado também, quando possível.
Pois bem, os convido a entrar nesse mundo, onde quer que estejam. Dia 28/4 (quinta-feira) é comemorado o Dia do Observador de Aves pelo Centro de Estudos Ornitológicos (CEO), que luta para a instituição formal dessa data. www.ceo.org.br
Parece pouco, mas se as pessoas aprendessem a olhar mais em volta - e acima - talvez apurassem seu senso de preservação e respeito à natureza.
A data foi escolhida por causa do primeiro registro de observação de aves, feita por Pero Vaz de Caminha, em 1500, embora os índios já devessem fazer isso há muito tempo. Em todo caso... Veja abaixo trecho da carta de Caminha ao rei de Portugal.

"Enquanto andávamos nessa mata a cortar lenha, atravessavam alguns papagaios essas árvores; verdes uns, e pardos, outros, grandes e pequenos, de sorte que me parece que haverá muitos nesta terra. Todavia os que vi não seriam mais que nove ou dez, quando muito. Outras aves não vimos então, a não ser algumas pombas-seixeiras, e pareceram-me maiores bastante do que as de Portugal. Vários diziam que viram rolas, mas eu não as vi. Todavia segundo os arvoredos são mui muitos e grandes, e de infinitas espécies, não duvido que por esse sertão haja muitas aves!"

Bem, posto duas fotos que fiz neste fim de semana de Páscoa: o Martin-Pescador (azul e vermelho) e o Gavião Acauã (peito amarelo e máscara preta).

0 comentários: