Palacete Provincial - Manaus









Outro passeio interessante no centro histórico de Manaus é na praça Heliodoro Balbi, a algumas centenas de metros do Teatro Amazonas. O Palacete Provincial foi construído em 1895, ampliando a residência do capitão da Guarda, Custódio Pires Garcia. Sua impressionante sucessão de janelas em arco impressiona. Seu interior abriga cinco museus, mas o que mais chama a atenção é o de Numismática. A coleção principal é a de moedas continentais comprada pelo governo amazonense do acervo de Bernardo Ramos (1858-1931). São cerca de 8.100 peças em exposição e a mais antiga delas é a Ática, da Grécia, de 575 AC. Outras 10 mil moedas ainda estão guardadas. A segunda menor moeda do mundo também pode ser vista: Model 16º Farthing, do reinado da rainha Victoria (1837-1901). Há também exemplares de dinheiro de emergência, que surgiram nos pós-guerras. Um deles, o TIVOLI, que valia um chope no A FUEGUER. Moedas do Vaticano de João Paulo II a Martinvs, cujo pontificado foi de 1417 a 1431.
Os dez sistemas monetários brasileiros fazem parte da coleção de moedas do Brasil colônia, império e república.
Na mesma sala há uma valiosa coleção de moedas de ouro, do acervo de Ulisses Oyarzabal, como uma australiana, de 1853; uma iraniana, de 1258; 20 liras italianas, de 1258; e 7 roubles russos, de 1857.
Há ainda os museus Tiradentes, com réplicas de esculturas do mundo e o Museu das Armas, com a Sala do Comandante. Uma exposição arqueológica, com a reprodução de alguns sítios da região, e uma Pinacoteca completam o passeio pelo palacete. No porão alto há ainda pequenas celas de grossas paredes e sem nenhuma ventilação. Horrível imaginar que uma pessoa possa ter ficado trancada ali. Sufocante. Na foto acima (a que a porta é uma grade), dá pra ver a entrada de duas celas, dentro do cubículo. O local já abrigou o Liceu, a Biclioteca, a Assembleia Provincial e quartel da Polícia Militar.
A visita ao Palacete é gratuita, de segunda a sábado, das 9 às 17 horas e os grupos são aompanhados por monitores.
Um passeio pelas praças em frente ao palacete é um convite para desfrutar das sombras de enormes e perfumadas seringueiras (estão identificadas).

6 comentários:

Anônimo disse...

Maria parabéns pelo blog, está muito lindo. Adorei os detalhes das fotos e dos comentários. É como se tivéssemos lá. Obrigada por compartilhar esses momentos com a gente. Abraços.

Maria Antonia disse...

Lu, vale conhecer mesmo. Vou postar mais fotos e textos.

Cláudio Henrique disse...

O que mais me impressiona neste lugar é a harmonia entre a história, a natureza e o avanço do tempo. E ainda há pessoas irracionais que querem destruir os patrimonios naturais e historicos de nossa cidade, Estado e Brasil.

Rafael Lopes disse...

Olá Maria Antonia, tudo bem?? Encontrei seu blog pelo do Zemarcos, muito bom o espaço.

Já estou te seguindo aqui.

Abraços

Eloisa disse...

O lugar é lindoooooooo! Fiquei com vontade de conhecer. Bom, Manaus toda deve ser um show mesmo...

Anônimo disse...

ler todo o blog, muito bom