As lições do padre Viana



Hoje, 2 de novembro, assisti a uma missa, na capela do cemitério de Pederneiras, cuja homilia foi surpreendente. Também pudera, o celebrante foi ninguém menos que o padre Viana, um missionário que há 17 anos percorre as margens dos rios na Amazônia levando a palavra de Deus e, além disso, lutando pela melhoria social daquela população. Padre Francisco Viana Pires, de 79 anos, barba e cabelos longos e brancos, já teve Lenini no nome, pois o pai, socialista que era, quis homenagear Lenin. "Eu também admirava o Lenin", conta. Ele me disse que a congregação que o ordenou o fez tirar o Lenini de seu nome: "Certamente eu teria sido preso pelo regime militar. Foi bom terem feito isso", ri da situação.

Padre Viana é dessas figuras que povoaram a minha infância, e a da minha família, porque ele tinha uma irmã, a Delurdes (que tinha uma escola de datilografia) e morava na esquina de casa. Daí, para vê-lo, era corriqueiro.

Em sua homilia de Finados fez boa parte dos presentes se emocionar: afirmou que as pessoas ressuscitam em corpo e alma logo após a morte e estão sempre ao nosso lado, olhando por nós. Ver e ouvi-las não é um privilégio de médiuns, como acreditam os espíritas, mas de todas as pessoas, embora a maioria não consiga e talvez nem queira. Portanto, a ressurreição dos mortos se dá pouco após a morte e não no final dos tempos. Perguntei a ele sobre isso: "Está tudo no Creio em Deus Pai", ensina.

Fala da morte como o caminho para a vida eterna, de uma forma leve. Descreve o céu e fala de Deus, entre brincadeiras e figuras de linguagem, lembrando aos cristãos o seu compromisso com Ele, acostumado que é a ter se de fazer entender por uma gente muito humilde. Passa a mensagem mesmo. Utiliza exemplos de sua própria família, enfim, sabe como poucos padres se comunicar com seus fiéis.

Padre Viana falou também sobre o inferno e o purgatório, cujo segredo não está no tempo em que uma alma pode ficar, mas na intensidade. "Você acha que se um filho arrependido pede perdão ao pai e à mãe eles não perdoam?", indaga, ao falar da super-abundância da graça de Deus.

Por fim, converso um pouco sobre o trabalho dele em Rondônia e a convocação que fez a leigos para que deem um mês de trabalho ao ano, para a sua missão, a Missão Católica do Beiradão, que atua na região há 20 anos.

Além do audio, tem algumas fotos da missa. O padre volta no dia 3 (terça) à tarde para Guajará-Mirim, cidade sede da missão. E segue com seu trabalho.

O e-mail dele é pefranciscoviana@hotmail.com ("Viana com um n só, me tiraram uma perna do Vianna; sou dos Vianas pobres"...).

Vou parar de escrever. Postei dois audios da conversa que tive com ele logo após a missa. O primeiro pedi a ele que resumisse a sua homilia. No segundo, pergunto sobre seu trabalho em Rondônia e sobre a atuação de leigos na missão.
Espero que apreciem.

5 comentários:

Anônimo disse...

Obrigado!
Somos amigos do Pe.Viana há muito tempo. Ele nos a honra de pernoitar em nossa casa em Sao Jose dos Campos, celebrar e conviver conosco. Havia perdido o e-mail dele, e através da busca pelo Google, encontrei neste blog a materia e o e-mail.
Somos privilegiados pela sua companhia.
abraços
ronaldo g santos

Maria Antonia disse...

Olá Ronaldo, que bom que obteve o e-mail. O padre Viana é uma luz no caminho.
abraço
Maria Antonia

Anônimo disse...

Que as graças de Deus repouse sobre nós. Obrigado por noticiar o Padre Viana, hoje resolvi procurar e o achei por aqui, que bom, morei na missão em Calama por um ano e posso dizer com certeza que aprendi muito com ele, minha fé se fortaleceu, sou casado com a Marta, que nasceu em Humaitá e morava em Calama, hoje temos cinco filhos e moramos em Monte Santo do Tocantins. Sou feliz por te-lo como amigo, Deus marcou nosso encontro em Calama. Luis Carlos Nascimento, meu e-mail: luiscarlosnas@hotmail.com

ana paulamugnai disse...

oi sou a ana paula e estou a procura do padre viana gostaria de sabe se esse padre ja moruo em aparecida de goiania eu estou a procura desse padre viana se alguem sbe por favor mandem imal. para mim preciso muito me gratifica com esse padre ele mudou minha história por favor isso foi em 1988 por favor me ajudem paulamugnai@live.com obrigada bju ,...

Maria Antonia disse...

Olá Ana Paula. O e-mail do padre Viana é

pefranciscoviana@hotmail.com