Lixo



Muito se tem falado e escrito sobre COP-15, a tal conferência mundial do clima. Claro que os planos são complexos e reduzir a emissão de gases vai custar muito dinheiro, se não fosse assim, não teria sentido discutir o assunto para um mundo que visa apenas o lucro, como é esse que vemos à nossa volta. Como todas as ações têm de dar lucro, a chave está em descobrir como se pode reduzir a poluição ganhando dinheiro. O que se sabe hoje é que sujar dá dinheiro. O que se pretende descobrir é como ganhar dinheiro poupando planeta. Quando descobrirem isso, o mundo físico estará salvo.
Enquanto isso não acontece, nos resta fazer a nossa parte.
Se há uma coisa que me incomoda é jogar embalagens fora. Pacotes de bolachas e de barrinhas de cereais vão intactos para o lixo. Tenho tentado comprar, ao menos, aquelas cujas embalagens são maiores, com maior quantidade de unidades, ou as que vendem as tais barrinhas a granel.
A indústria e o marketing passaram da hora de repensar a venda pelo apelo da embalagem. Belas fotos e belas caixas que acabam entupindo lixões.
Posto uma foto que fiz em casa, de duas embalagens muito gracinhas, que pulam no nosso colo quando passamos pela gôndola do supermercado, mas que deixam marcas profundas no planeta.
Já é hora de pensar no destino do que jogamos fora. E reduzir a quantidade de lixo que produzimos.
O mínimo que podemos fazer é nos certificar de que o lixo reciclável que produzimos, será de fato recolhido e reciclado.

0 comentários: